No dia 19 de novembro, a Pastoral Familiar da Diocese de Ilhéus, na Bahia, promoveu um encontro com tema no Querigma, o anúncio da Boa-Nova de Cristo, no Colégio Estadual Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa. Com a participação expressiva de 250 membros das sete foranias que compõem a Diocese, a atividade foi repleta de momentos de espiritualidade, aprendizado e reflexão.
O encontro teve início com a animação liderado pelo diácono Marcos Magalhães, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar diocesana. Em seguida, os participantes acompanharam um momento de profunda espiritualidade através da adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, conduzido pelo padre Cristo.
A parte formativa foi marcada pela palestra do padre e doutor Marcos Alcântara sobre o Querigma. Com uma abordagem didática, o sacerdote destacou a importância do ser humano na sociedade, enfatizando que todos devem procurar ser “sal e luz” na vida dos irmãos.
A Santa Missa, presidida por Dom Giovanni Crippa, bispo diocesano de Ilhéus, foi o ápice do encontro, concelebrada pelos padres Romenick e Fabrício.
Após o almoço, crianças encantaram os presentes com uma apresentação cheia de brilho e carisma. Dom Giovanni Crippa ressaltou a essencialidade da Pastoral Familiar, destacando que é o “berço e fonte de todas as vocações”, e expressou o desejo de tê-la implantada em todas as paróquias da Diocese de Ilhéus.
A continuação da formação sobre o Querigma ficou a cargo do casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional Nordeste 3, Júlio e Kátia Sousa. De forma leve, mostraram o tema incluso no trabalho pastoral. Eles enfatizaram que o Querigma deve ser a fonte permanente de motivação para os agentes pastorais, independentemente de sua área de atuação. “Nosso papel como agentes de Pastoral Familiar é levar a Palavra a quem precisa, e o Querigma é o alicerce dessa missão”, disse o casal.
O encerramento contou com outra apresentação das crianças, seguida pela bênção conduzida pelo diácono Marcos Magalhães, assessor diocesano da Pastoral Familiar.
O Querigma, como foi enfatizado ao longo do encontro, não é apenas um tema, mas uma experiência contínua. Os agentes pastorais devem tê-lo como fonte de motivação em todos os instantes. Este dia especial certamente será replicado nas paróquias, incentivando todos os presentes a sair em missão, levando o Querigma como guia e inspiração. “Que São José, padroeiro da família, interceda pelas famílias, por todos os agentes pastorais e suas nobres missões”, concluiu o casal coordenador.
Texto: Júlio e Kátia Sousa – Coordenação Regional NE3 da Pastoral Familiar
Fotos: PASCOM Diocesana, Júlio Neto