A Pastoral Vocacional realiza, ao longo do ano, os encontros vocacionais do Clube do Cura d’Ars e os Encontros Seletivos, que são pensados para os jovens que desejam ingressar em no Seminário. O Clube se destina aos mais jovens, que ainda não concluíram o segundo grau, mas estão próximos a fazê-lo, e que desejam iniciar um percurso de discernimento vocacional. Os encontros do primeiro semestre acontecerão nos idas 13 de março, 14 de abril, 22 de maio e 12 de junho, sempre das 8h30 às 12h.
Já os Encontros Seletivos, por sua vez, se destinam àqueles jovens que, ajudados pelos encontros do Clube, por seu pároco ou religiosos, já têm uma maior clareza quanto à vocação e, além disso, possuem aquelas condições para o ingresso na Etapa Propedêutica. As reuniões do Seletivo, este semestre, serão realizados nos dias 19 e 20 de março, 09 e 10 de abril, 14 e 15 de maio e 11 e 12 de junho, sempre começando às 8h30 (sábado) e finalizando às 12h (domingo).
Vale ressaltar que o jovem deve possuir uma vida cristã (sacramental – Batismo, Eucaristia e Crisma) e inserção na vida da comunidade eclesial. Que o seu pároco e a comunidade de fé reconheça no candidato ‘os sinais de vocação’. Que goze de boa fama, possua o segundo grau completo (para ingressar no propedêutico), que não seja neófito (recém-batizado) e que possua certa maturidade humana, afetiva e espiritual.
Além disso, no que se refere à dimensão intelectual, é recomendado que o candidato realize o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) antes de ingressar no Seminário. A realização do referido exame no período mencionado facilita o ingresso do vocacionado na Universidade Católica do Salvador (UCSal) isentando-o da necessidade de realizar o vestibular, pois, como é sabido, o ENEM tem sido assumido por um número cada vez maior de instituições de ensino superior como via de acesso às mesmas.
Fonte: Arquidiocese de Salvador