7 de setembro foi o dia em que o Monsenhor José Ruy Gonçalves Lopes foi ordenado bispo na histórica basílica da Conceição da Praia, na arquidiocese de São Salvador da Bahia. Frei José Ruy, que foi formado entre os frades menores capuchinhos, foi pároco no bairro de Valéria e capelão do leprosário de Salvador antes de ser transferido, já com o título de monsenhor, para exercer seu ministério na arquidiocese de Feira de Santana. A cerimônia contou com inúmeros fiéis, a maioria vinda das cidades que compõe a diocese de Jequié, para onde o novo prelado irá para assumir seu pastoreio, no dia 13 de outubro de 2012; substituindo Dom Cristiano Krapf, que renunciou devido à sua idade.

O novo Bispo assumirá canonicamente a sua Diocese, no dia 13 de outubro de 2012, às 17h, em frente à Catedral Diocesana de Santo Antônio de Pádua, em Jequié-BA.

Toda a celebração foi realizada para que os presentes, fiéis, religiosos e religiosas e autoridades, conhecessem a história do novo bispo. O bispo ordenante e os co-ordenantes foram alguns dos responsáveis pela formação de Dom Frei José Ruy; além de seus familiares e os irmãos de fraternidade. O bispo ordenante; Dom Magnu Henrique Lopes (OFMCap), bispo de Salgueiro –PE; ressaltou a importância que tem a missão dos bispos e citou o escritor Euclides da Cunha; “o povo sertanejo não é um degenerado e deformado, é muito mais um lutador. É um povo que, apesar das dores da vida e das labutas diárias sempre acredita que as coisas podem ser melhoradas” e completou dizendo; “ainda que, como pastores sejamos exemplos, temos que estar todos os dias aos pés Jesus (…) com atitudes de verdadeiros discípulos diante da Palavra de Deus, pregando Jesus Cristo como emissores e não proprietários dA Palavra. (…) temos que exercer nossos talentos em função da Igreja particular que nos foi confiada”.
A celebração continuou com todos os ritos de ordenação e o já Dom frei José Ruy agradeceu profundamente todas as contribuições que os presentes lhe proporcionaram durante toda a sua trajetória até assumir o ministério episcopal. 16 bispos do regional estiveram presentes à celebração acolhendo o Dom Frei José Ruy no Colégio dos Epíscopos.

LITURGIA DIÁRIA