Pastoral Carcerária Nacional – Foto: divulgação

O padre Sérgio Andrades, coordenador Estadual da Pastoral Carcerária na Bahia, participou do 1º Retiro Espiritual para os padres que trabalharam na assistência espiritual promovido pela Pastoral Carcerária Nacional. Reunidos de 16 a 19 de outubro, em Ipiranga, São Paulo, os sacerdotes tiveram a oportunidade de rezar e de partilhar sobre a missão e o trabalho desta tão importante pastoral.

De acordo com o padre Sérgio, o Regional Nordeste 3 tem desenvolvido um trabalho voluntário de visita e assistência às pessoas que estão sob a custódia do Estado, na maioria das arquidioceses e dioceses da Bahia. “A Pastoral Carcerária traz todas as semanas o Evangelho de Jesus Cristo Libertador e Salvador, com visitas e acompanhamento aos familiares, bem como ajudando o Estado a cumprir a missão institucional dos direitos e deveres humanitários dos encarcerados. Esta é uma das Pastorais Sociais que desenvolve um valioso e reconhecido trabalho de acompanhamento dos presos e presas nos cárceres, bem como de seus familiares”, disse.

Segundo o sacerdote, atualmente a Bahia vive momentos difíceis de uma complexa deficiência de políticas sociais e públicas para o combate e a prevenção às desigualdades social e econômica. “Nós, padres católicos, que damos assistência às pessoas, juntamente com discípulos e missionários, com muitos esforços, nos empenhamos a enfrentar essa realidade triste da Bahia e do Brasil. A partir da proposta do primeiro Retiro Espiritual para os Padres que trabalharam nos cárceres do Brasil, feito pela Pastoral Carcerária Nacional, nós, enquanto coordenação Estadual da Bahia buscamos valorizar esse importante momento de oração, reflexão e partilha de experiência das diversas realidades do cárcere no país”, afirmou.

LITURGIA DIÁRIA