Teve início ontem (26), a Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Bispos, padres e leigos representantes das Arqui/Dioceses, pastorais, organismos e movimentos da Bahia e Sergipe estarão reunidos até o dia 29 de agosto, no CTL de Salvador.

Uma missa presidida por Dom João Carlos Petrini abriu a Assembleia de Pastoral

De acordo com o bispo de Propriá e secretário geral do Regional, Dom Vitor Agnaldo Menezes, “as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o próximo quadriênio 2019-2023, aprovadas na 57ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, serão o objeto principal de estudos e reflexões em vista de uma maior compreensão e aplicação nas diversas Igrejas Particulares que compõem o nosso Regional”, explicou.
Uma missa presidida por Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari (BA) marcou a abertura das atividades da Assembleia. Na primeira reunião da Assembleia, o presidente do Regional NE 3 da CNBB e bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), Dom João Santos Cardoso apresentou aos participantes o objetivo geral das novas Diretrizes da Ação Evangelizadora (DGAE). “As Diretrizes devem ser lidas à luz da opção preferencial pelos pobres. A opção pelos pobres não se dá por razões sociológicas ou políticas. Mas, sim, por uma razão teológica: Deus se fez pobre”, apontou.
Ao longo desses dias, os participantes avaliarão a caminhada pastoral do Regional realizada nos últimos quatro anos e vão elaborar novas propostas para a ação evangelizadora nas Arqui/Dioceses da Bahia e Sergipe.
No dia 27, a programação da Assembleia conta com uma análise de conjuntura que será realizada por Roberto Malvezzi (Gogó), membro da equipe CPP/CPT do São Francisco. A reflexão sobre as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora será conduzida por Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo de Nova Iguaçu.

LITURGIA DIÁRIA