O Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias em parceria com a coordenação de pastoral, realizou na Paróquia Nossa Senhora das Candeias na noite de terça-feira (4), uma conferência com a temática: “Uma Releitura do Concílio Vaticano II”, ministrada pelo Pe. Dr. José Oscar Beozzo. O momento contou com a participação de sacerdotes, diáconos, seminaristas e diversos fiéis do Vicariato São Lucas.
O objetivo da conferência foi realizar um aprofundamento na temática da fé. O Pe. Beozzo, que faz parte do Centro de Estudos de História da Igreja na América Latina (CEHILA – Brasil), destacou os principais momentos do Concílio no seu antes, durante e depois. Passando por sua convocação, planejamento, realização e aplicação.
Além disso, para o Eclesiástico, o que mais chama a atenção são as mudanças ocasionadas pela realização do evento que marcou a vida de toda a Igreja. “Esse Concílio foi diferente de todos os outros porque mexeu com o cotidiano e a piedade das pessoas e é uma espécie de marco sobre o qual podemos dizer que houve um antes e um depois do Concílio”, disse.
Pe. Beozzo destaca ainda que, nós precisamos nos dedicar cada vez mais a estudar o Vaticano II, para entendermos o momento histórico que vivemos na Igreja. “O Concílio não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida para compreendermos o presente e encararmos o futuro”, destacou.
No final, os participantes fizeram perguntas sobre diversos pontos, como o porquê do Papa Bento XVI convocar o ano da fé, qual foi a participação de Dom Helder Câmara no Concílio, qual o sentido das mensagens finais deixadas pelo Concílio, entre outras indagações.
Certificados de participação foram distribuídos a todos os participantes. A Conferência foi uma grande oportunidade para os fiéis compreenderem melhor o sentido do Concílio Vaticano II nesta releitura realizada sob a ótica da história e da fé.
Fonte: Pascom – Arquidiocese de Vitória da Conquista.