Entre os dias 26 de novembro e 01 de dezembro, na cidade de Maracaibo, na Venezuela, aconteceu o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 – Comla 9). O Regional Nordeste 3 foi representado no evento pelo bispo referencial do COMIRE, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, bispo de Alagoinhas, pelo coordenador do COMIRE, Pe. Antônio Niemiec CSsR e pelo representante do COMIRE junto à FORMISE, Pe. Marcos Antônio Cardoso Alcântará, da Diocese de Ilhéus.
Promovido pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o encontro contou com a participação de quase 3 mil pessoas, representantes de 24 países das Américas e refletiu o tema “Discípulos missionários de Jesus Cristo da América, em um mundo secularizado e pluricultural”.
Maracaibo, a segunda maior cidade da Venezuela, é uma cidade fortemente marcada pela presença da Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Rosário de Chinquinquirá, chamada familiarmente de “La Chinita”. Ela aparece com traços indígenas, oferecendo-nos o seu Filho Jesus e nos convida a assumir, com renovado entusiasmo, o seu mandato missionário: América Missionária, partilha tua fé!
A mensagem final do CAM 4 – Comla 9 indicou cinco orientações pastorais:
Discipulado missionário: expressar o melhor que se pode acontecer na vida – ter encontrado Jesus Cristo, fazendo-nos discípulos missionários e renovando o compromisso e a alegria de torná-lo conhecido;
Conversão: conversão eclesial em todos os níveis a partir da escuta da Palavra e que esta nos leve a uma comunhão promotora de uma pastoral profética, denunciadora da injustiça;
Secularização: desenvolver uma mudança de atitude e de mentalidade em todas as estruturas humanas. Para isso, priorizar a formação em todas as estruturas eclesiais e sociais;
Pluriculturalidade: promover a interculturalidade por meio de uma aproximação respeitosa da diversidade e que, iluminada com o Evangelho, leve-nos a promover ações pastorais libertadoras, descolonizadoras;
Missão ad gentes: as Conferências Episcopais, nos próximos cinco anos assumam um lugar de missão e enviem religiosos, religiosas, sacerdotes e leigos.
A dinâmica do Congresso possibilitou momentos de convivência entre os participantes, de comunhão, oração e intercâmbio cultural. Houve, também, espaço para missão em evangelização de casa em casa, visitando as famílias, com efetiva colaboração dos fiéis das paróquias.
Durante a missa de encerramento, na Praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá, doze missionários (padres, religiosos e leigos) foram enviados para vários países da África e América Latina em um gesto significativo e simbólico que recordou, de maneira muito forte, a responsabilidade do continente americano com a evangelização do mundo.
Foi anunciada a cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, como sede do CAM 5–Comla 10, em julho de 2018.
Informou:
Pe. Antônio Niemiec CSsR
– Coordenador do COMIRE NE 3 –