Foto oficial

Neste domingo (5), os participantes do Seminário da Campanha da Fraternidade 2024, promovido pela Equipe de Campanhas do Regional Nordeste 3, encerraram os trabalhos. Na oportunidade, refletiram sobre o método AGIR, no que diz respeito à aplicação prática do tema “Fraternidade e Amizade Social” e do lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Durante a explanação, o padre Jean Poul, assessor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que orientou toda a formação, destacou que “somente a ação é capaz de converter o juízo. É acima de tudo a ação e não apenas o argumento que rompe as bolhas. É hora de agirmos juntos, propor e realizar ações com aqueles que são diferentes de nós”, ressaltou.

Nesse movimento do AGIR, o padre Jean utilizou como metáfora as tendas, que precisam ser alargadas a partir dos elementos estruturais que as compõem: primeiro, as lonas: é preciso estendê-las para que protejam os que estão fora; segundo, as cordas: são elas que mantêm juntas as lonas; terceiro, as estacas: são os fundamentos da fé. “Alargar a tenda exige acolher os outros na Igreja. Precisamos sonhar com um mundo mais amigo e mais fraterno”, disse o sacerdote.

Olhando para o tema central “Fraternidade e Amizade Social”, o padre Jean Poul explicou que o amor se estende para além das fronteiras. “Nós nos realizamos à medida que nos amamos e nos cuidamos mutuamente. Quanta gente está perto de nós e não nos damos conta, porque não estão no mesmo ciclo de interesses que os nossos? Precisamos alargar a tenda para acolher as pessoas. A Amizade Social não é um amor de obra caritativa, não! Amizade Social é um amor que olha o outro em sua inteireza: eu amo o outro a partir do que ele é”, asseverou.

No fim do encontro, a Equipe de Campanhas atual acolheu novos membros. Também foi abordada a Campanha para a Evangelização, realizada anualmente. O padre Jean Poul e o bispo referencial, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, receberam lembranças da equipe, em agradecimento por todo o empenho para a realização do Seminário.

Fotos: Sara Gomes

LITURGIA DIÁRIA