Sem título
Cerca de 60 animadores provenientes das dioceses de Juazeiro (BA), Irecê (BA), Livramento de Nossa Senhora (BA), Itabuna (BA), Serrinha (BA), Amargosa (BA) e Caetité (BA), participaram do 12º Seminário de Liturgia, que desta vez abordou a questão da Piedade Popular. O 12º Seminário sobre a Piedade Popular e Liturgia, promovido pela Equipe Regional de Liturgia do Nordester 3, foi assessorado por Dom Armando Bucciol, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia e o Bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, e por Pe. Cristóvão Dworak, CSsR, Liturgista e Cientista de Religião. O encontro foi realizado em Carnaíba do Sertão, Diocese de Juazeiro, nos dias de 24 a 26 de julho.
Ao longo do encontro marcado pelo estudo, celebrações, trabalhos de grupos e apresentações, foram abordados os seguintes temas: 1/ – Presença, desafios e contribuições da Piedade Popular no Regional NE3; 2/ – Entendendo a piedade popular a partir do fenômeno religioso universal; 3/ – Liturgia e Piedade Popular à luz da história e no Magistério da Igreja; 4/ – Ano Litúrgico e Piedade Popular; 5/ – Alguns aspectos do catolicismo popular brasileiro; 6/ – Novena do Bom Jesus da Lapa: um exemplo de processo de elaboração de uma novena;7/ – Análise de algumas celebrações de cunho popular à luz de elementos fundamentais de uma celebração; 8/ – Conclusões: A Piedade Popular e Liturgia no processo da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019.
Depois das reflexões realizadas durante o seminário ficou muito mais fácil entender o que foi afirmado acerca da Piedade Popular nas Diretrizes Gerais, especialmente no n. 88:
As muitas manifestações da piedade popular católica precisam ser valorizadas e estimuladas e, onde for necessário, purificadas. Tais práticas têm grande significado para a preservação e a transmissão da fé e para a iniciação cristã, bem como para a promoção da cultura (cf. EG 122-126). “As expressões da piedade popular têm muito que nos ensinar e, para quem as sabe ler, são um lugar teológico a que devemos prestar atenção particularmente na hora de pensar a nova evangelização” (cf. EG 126).
O próximo Seminário será realizado no ano que vem, na Diocese de Itabuna, BA.

LITURGIA DIÁRIA