Esse ano a Pastoral da Juventude (PJ) de Salvador está completando 50 anos! Para celebrar esse Jubileu, na próxima sexta-feira (27 de abril) acontecerá uma Sessão Especial homenageando sua história, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal da cidade.
“Essa Sessão Especial será um marco no agradecimento a algumas vidas que se doaram para essa organização e que contribuíram de modo significativo na construção e articulação da PJ na cidade”, explica Bruno Conceição, assessor da PJ Salvador.
A Pastoral da Juventude é um organismo de ação social, que se preocupa com a evangelização da juventude seguindo o modelo de pastoreio de Jesus Cristo. Seus membros acreditam no protagonismo juvenil na evangelização, no processo de transformação da realidade e na construção da civilização do amor.
“Somos pastoral ‘da’ juventude, uma pastoral feita para os jovens, mas, principalmente, pelos jovens.
Acreditamos na importância do trabalho e fortalecimento da formação”, diz Larissa Lima, uma das coordenadoras arquidiocesanas da PJ.
50 anos de amor
O primeiro encontro de grupo de jovens em Salvador, aconteceu no dia 3 de março de 1968, no bairro de Pernambués. Daí em diante, a cada ano a pastoral se reinventa, acompanhando a mudança da própria juventude.
Em sua reflexão sobre o Jubileu de ouro da PJ, Larissa destaca a importância de celebrar os 50 anos, acompanhando a história de quem viveu e amou a pastoral durante esse tempo.
“Esse é o momento de lembrar do nosso saudoso padre Mathon, que amou a juventude e dedicou sua vida para garantir que os jovens tivessem vida em abundância. É o momento de lembrar de Zoraide, mulher forte e resistente ainda hoje continua cuidando de nossa memória histórica e afetiva. É lembrar de tantos outros, entre eles religiosos, que construíram seu caminho depois de viver a pastoral ”, relata.
Vamos comemorar!
As comemorações pelos 50 anos vêm sendo programadas desde 2016. Durante o triênio, os pjoteiros de Salvador rezaram, planejaram e construíam suas atividades colocando como intenção a celebração dos 50 anos.
“O aniversário da nossa PJ é um momento de relembrar o que a memória amou, além de agradecer todas as pessoas que construíram essa história no decorrer dos anos. Por isso, nossas celebrações querem envolver todos que estão nos dias atuais, mas também os que já passaram pela nossa pastoral”, explica a coordenadora.
Outras atividades vão se realizar durante o ano para completar as comemorações, como o Arraiá dos 50 anos, o Curso de Dinâmica para Líderes, o RePJotando nas foranias e o CRISJOVEM.
“Celebrar os 50 anos dessa ação evangelizadora é fazer memória e fazer memória é reconhecer os passos que foram dados, as vidas que foram doadas, as lágrimas que foram derramadas, os abraços que foram encontrados, as mãos que se uniram e os sonhos que foram construídos e realizados. Recordar é também uma forma orante de voltar ao caminho e perceber o quanto a proposta evangélica de Jesus transformou e continua transformando a vida de tanto jovens”, completa Bruno.