Representantes das Dioceses de Estância e Propriá e da Arquidiocese de Aracaju realizaram no dia 23/01/2016 Seminário de preparação para a CFE 2016. O evento foi realizado no auditório do Seminário Maior Nossa senhora da Conceição, em Aracaju, e contou com a participação de 202 pessoas, representantes das três Dioceses, além da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil em Sergipe, representada pelo Presbítero Marcos Sales Messias Santos que também é presidente do Presbitério Sergipe. Estiveram presentes diversos representantes das Pastorais Sociais, CNLB da Arquidiocese de Aracaju e outras entidades a exemplo da CUT.
Este evento tratou do tema da Campanha Ecumênica 2016, “Casa Comum, nossa responsabilidade”, e destacou em uma mesa redonda o direito ao saneamento básico. Este seminário teve como objetivo preparar os representantes das paróquias das três Dioceses sobre o assunto. O seminário foi aberto com uma palestra do Padre Carlos Alberto Barros Santos assistente espiritual da equipe de campanhas da Arquidiocese de Aracaju com o tema “Histórico e Objetivos da Campanha”.
Ainda no período da manhã aconteceu a mesa redonda que foi composta pelo Presbítero Marcos Sales Messias Santos, pelo professor da UFS José Lima Santana e o professor do IFS Jorge Luiz Sotero de Santana. O ponto alto da mesa foi o momento de debates e perguntas que se estendeu até a hora do almoço. Este momento foi mediado pelo Padre Isaias Carlos Nascimento Filho e discutiu o ver do texto-base da campanha.
Na mesa redonda o professor Sotero destacou o saneamento básico em Sergipe e a saúde da população em algumas áreas da capital e na região do baixo São Francisco. Falou da importância, da oportunidade e da relevância do tema, tendo em vista o desafio de levar saneamento às comunidades menos assistidas.
O professor José Lima Santana falou da importância do cumprimento das Leis referentes ao tema. Já o Presbítero Marcos Sales mostrou o que trata a Palavra de Deus sobre o tema, principalmente o livro de Amós. No período da tarde o Padre Isaias Carlos Nascimento Filho da Diocese de Propriá trabalhou o julgar da campanha discutindo a Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”. Como na abertura, o seminário foi encerrado com uma celebração ecumênica com a participação de todos os presentes.