A Assembleia Regional de Pastoral do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 3) foi concluída nesta quinta-feira (21). Como nos dias anteriores, o primeiro compromisso dos participantes foi a Missa, presidida pelo vice-presidente do Regional e bispo da Diocese de Estância (SE), Dom José Genivaldo Garcia, e concelebrada pelo presidente da entidade e bispo da Diocese de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, e pelo secretário e bispo auxiliar eleito da Arquidiocese de Salvador (BA), Dom Gilvan Pereira Rodrigues.

Na homilia, Dom Dirceu recordou a riqueza dos dias vividos em comunhão, oração e reflexão pastoral, ressaltando que a Assembleia foi um momento de escuta, partilha e discernimento para a missão evangelizadora da Igreja na Bahia e em Sergipe. Ele também destacou a importância de fortalecer a unidade e a sinodalidade, assumindo os desafios atuais com esperança e confiança na ação do Espírito Santo.


“Estivemos reunidos para, em primeiro lugar, ouvir o Espírito de Deus, o que Ele diz às Igrejas. Portanto, cabe a nós então aquela docilidade e abertura de coração para ouvir o Espírito. Nós vivemos em um mundo dilacerado por discórdias, um mundo ferido, como afirma o Papa Leão, e nesse mundo, nesse chão, a nossa busca pela comunhão continua a ser um sinal para o mundo”, afirmou Dom Dirceu.

Texto e fotos: Sara Gomes

LITURGIA DIÁRIA