O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, dom João Carlos Petrini, participou na tarde da quinta-feira, 16 de maio, no Senado Federal, do seminário “Os desafios da sociedade pós-moderna, pela valorização da vida e fortalecimento da família”.

O evento trouxe debate e aprofundamento de ideias e da compreensão do momento histórico-social, buscando, sobretudo identificar e refletir sobre as implicações trazidas pelas mudanças advindas da pós-modernidade que permeiam o mundo.

Em sua participação dom Petrini, falou sobre família, destacando que “a família é o lugar onde se aprendem virtudes, valores, critérios e são treinadas as atitudes necessárias para que a convivência social seja mais civilizada, caracterizadas pela cooperação e pela solidariedade entre seus membros”.

Leia o discurso na íntegra.

 
Saiba mais:

Em Brasília, Dom João Carlos Petrini participou na manhã de quarta-feira (15) de uma celebração em homenagem ao Dia Internacional da Família.
A celebração foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e bispos de Ponta Grossa (PR), dom Sergio Arthur Braschi. Durante a celebração foi pedido à promoção da família segundo os desígnios de Deus.

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB, dom Petrini, destacou que as famílias precisam seguir os exemplos da família de Jesus Cristo. “A Família de Nazaré onde viviam Jesus, Maria e José é luz para toda família cristã. Ela se tornou também símbolo da vida quotidiana que marca a existência de cada família que procura viver de jeito simples e modesto. Que as mães pareçam com Maria, os pais com José e que cada um de nós com Jesus de Nazaré, e assim possamos fortalecer os nossos laços familiares. Em meio a tantos perigos e ameaças atuais é forte a banalização dos valores em nossas casas. Hoje queremos nos espelhar na Sagrada Família de Nazaré onde encontramos as belas virtudes que trazem a felicidade e a realização humana. ‘Queremos Senhor, nos comprometer em confessar a beleza de seguir o Senhor Jesus nos lugares onde somos chamados a dar testemunho do nosso ser cristão: na família, na profissão, na vida pública, no exercício dos carismas e ministérios a que foram chamados’” ( Porta Fidei, 13), destacou.

A celebração aconteceu antes dos bispos entrarem para o segundo dia de reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP).

A Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar ainda criou uma pequena campanha de divulgação do Dia Internacional da Família. A campanha foi veiculada na FanPage da Pastoral Familiar no facebok. O objetivo da campanha é divulgar não só a data, mas também a nova ferramenta de comunicação que a pastoral passou a fazer uso há pouco tempo.

dia_internacional_familia-300x300

LITURGIA DIÁRIA