Unidos nas terras baianas de Juazeiro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), entre os dias 25 e 27 de abril, 76 representantes das (Arqui)Dioceses de Barreiras, Juazeiro, São Salvador, Aracaju, Ilhéus, Jequié, Ruy Barbosa, Caetitê, Irecê, Barra, Itabuna e Paulo Afonso, participaram da Ampliada das CEBs do Regional Nordeste 3. Entre assessores, coordenadores e animadores de comunidades, a reflexão foi “CEBs, pós 13º Intereclesial”.

Nas oficinas para estudo, as discussões em torno do tema “Justiça e profecia na Igreja e no mundo” foi assessorado por Reginaldo Veloso, “Fraternidade e tráfico de pessoas” por Jaqueline Leite, e “Missão e vocação dos cristãos leigos” por Mônica Muggler.

Ao longo da programação, os participantes foram apresentados ao documento 104 da CNBB: Comunidade de comunidades, através da explanação de Pe. Raimundo, membro do clero da Diocese de Juazeiro, que explicou o conteúdo do abordado no material.

Ao final do encontro, os representantes firmaram os seguintes compromissos:

– Que os leigos, assumam o seu papel de serem instrumentos a serviço do Reino.

– Que em nossas Comunidades haja formação para o laicato e que eles sejam protagonistas da sua Missão e Vocação.

– Que possamos denunciar todos os tipos de trafico humano e sermos solidários com as vitimas.

– Ser homens e Mulheres na pratica da Justiça e da profecia e serviço do reino.

– Que na igreja e no mundo sejamos profetas da verdade e da justiça.

– Que possamos ser uma igreja mais humana e comprometida, missionária e sempre a serviço dos excluídos no caminho da dignidade.

cebs

LITURGIA DIÁRIA