Foto: Vatican News

O Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, está no Vaticano, onde participa da reunião do Conselho de Cardeais (C9) com o Papa Francisco. O C9 foi instituído pelo pontífice para auxiliá-lo no projeto de reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja. Esta é a terceira reunião de 2024 depois das de fevereiro e abril.

Os trabalhos de abril

Na última sessão de trabalho de abril, a atenção se deteve na implementação da constituição apostólica Praedicate evangelium nas Cúrias diocesanas, nos cenários de guerra em diferentes partes do mundo, “particularmente no Oriente Médio e na Ucrânia” com a esperança da parte dos cardeais e do Papa de “que se aumentem os esforços destinados a identificar caminhos de negociação e de paz”. Também nas reuniões anteriores os membros do Conselho discutiram “o papel das mulheres na Igreja” e ouviram as reflexões de duas mulheres, irmã Regina da Costa Pedro e a professora Stella Morra.

O “novo” C9

O Conselho de Cardeais, após a renovação do órgão pelo Papa em 7 de março de 2023, é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O’Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Quebec; Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo; Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. O secretário é dom Marco Mellino. A primeira reunião do novo C9 realizou-se em 24 de abril passado.

A criação do Conselho de Cardeais

O Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com o quirógrafo de 28 de setembro de 2013, com a tarefa de auxiliá-lo no governo de toda a Igreja e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último realizado com a nova constituição apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022. A primeira reunião do C9 realizou-se em 1º de outubro de 2013.

Fonte: Vatican News

LITURGIA DIÁRIA