Foto: Joabison Nascimento

Arcebispos e bispos das arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe estiveram reunidos, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Salvador, durante o Conselho Regional (CONSER). Realizado de 4 a 6 de março, o encontro foi marcado pela oração, pela partilha e por assuntos concretos da vida das Igrejas Particulares que formam o Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Santa Missa que deu início ao CONSER foi presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. Em seguida, os bispos tiveram o primeiro momento de partilha sobre as pastorais e as arqui(dioceses). “Este é um momento de comunhão, que nós podemos viver a colegialidade e estreitar os laços que nos unem. Agradecemos a Deus pelas orações de cada um de vocês e pelas forças vivas que compõem o nosso belo Regional: nossos coordenadores de pastorais, de movimentos, de organismos, enfim, todos aqueles que formam este belo mosaico que é o Regional Nordeste 3”, disse o presidente do Regional NE 3 e bispo da Diocese de Camaçari, na Bahia, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

Presidência do Regional – Foto Mateus Bomfim

No segundo dia, foi abordada a necessidade de atualização do Regulamento do Regional, devido ao novo estatuto da CNBB. Os prelados reunidos tiveram ainda mais informações sobre o Jubileu de Esperança, que acontecerá em 2025, bem como sobre o Ano da Oração, que já está sendo vivenciado pela Igreja no mundo. Também, na oportunidade, foi destacada a síntese do Sínodo dos Bispos. “Nós pedimos a Deus, neste Tempo Quaresmal, que seja um tempo de conversão pastoral também para nós, para crescermos na comunhão e na participação em vista da missão; vivendo o espírito sinodal, nos preparando para o Jubileu de 2025, e também estamos na expectativa das Novas Diretrizes da Conferência Episcopal. Assim, nós continuamos cumprindo a nossa missão”, disse Dom Dirceu.

Ainda na terça-feira, a tarde, aconteceu uma reunião do Província, atividade realizada pela primeira vez no CONSER, sendo avaliada como produtiva pelos bispos que estiveram presentes. Em seguida, houve a privativa. A Associação Pastoris Dabo Vobis, mantenedora da livraria do Regional, localizada na sede, em Salvador, também foi destaque nesta edição do CONSER. Antes do encerramento, em 6 de março, foi realizado um momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8), conduzida pelo diácono Rodrigo Dias Souza.

[FOTOS DO 1º DIA DO CONSER]

[FOTOS DO 2º DIA DO CONSER]

[FOTOS DO 3º DIA DO CONSER]

LITURGIA DIÁRIA