Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos reunidos em Jerusalém é celebrada 50 dias após a Páscoa. A festa que recebe o nome de Pentecostes acontece no dia 8 de junho. Em Salvador, a Irmandade do Divino Espírito Santo, da paróquia Santo Antônio Além do Carmo (largo de Santo Antônio, Santo Antônio, tel.: 71 3242-6463), celebra um setenário, que teve início no dia 27 de abril e segue até o dia 8 de junho, sempre às 8h.
A cada domingo, os fiéis são convidados a refletirem sobre um dos sete dons do Espírito Santo. No sábado, 31 de maio, às 15h, o desfile do Bando Anunciador dos festejos, sai da igreja de Santo Antônio Além do Carmo e  percorre algumas ruas dos bairros de Santo Antônio e Barbalho. O dia festivo (8) tem início com a alvorada e com o cortejo do Menino Imperador, da igreja Nossa Senhora do Boqueirão até a igreja Santo Antônio Além do Carmo, às 9h30. O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, preside a Missa Solene às 10h. Em seguida, dois presos recebem o indulto por bom comportamento por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, um gesto que se repete há 244 anos.
Na paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos (Estrada da Muriçoca, 714, tel.: 71 3393-1323), as celebrações preparatórias tiveram início no dia 31 de maio e seguem até o dia 6 de junho. Esses encontros acontecem na igreja matriz, sempre às 19h30, exceto no dia 1º de junho, que será às 19h. No dia 7 será realizada a Missa do Crisma, presidida por Dom Murilo Krieger, e a vigília de Pentecostes a partir das 19h. A programação do dia festivo (8) tem início com a alvorada às 6h e Missa às 7h. O bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, preside a Missa Solene, às 17h, na igreja Matriz.
No Alto das Pombas, a paróquia do Divino Espírito Santo (rua Teixeira Mendes, 83, tel.: 71 3235-0767) celebra a Solenidade de Pentecostes, com um novenário que teve início no dia 30 de maio e segue até o dia 7 de junho, sempre às 19h. No dia 7, haverá a celebração do Crisma, presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam Santos, seguida de uma vigília. No dia festivo (8) a programação conta com uma Missa às 6h, unção e imposição das mãos às 7h e café comunitário às 8h. Haverá Missa com batizados às 10h. Um procissão luminosa percorre algumas ruas do bairro às 18h30 e em seguida Dom Estevam preside a Missa Solene.
Com o tema Celebrar Pentecostes é viver a vida no Espírito, a Comunidade Divino Espírito Santo (Jardim das Margaridas; tel.: (71 3252-0347), da Paróquia São Cristóvão, celebra Pentecostes. O tríduo preparatório acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, sempre às 19h30. No dia 7 haverá a recitação do Terço da Misericórdia às 18h. No dia festivo (8) uma procissão sairá pelas ruas do bairro às 8h. A Missa Solene será presidida pelo padre Cristóforo Testa, às 9h.

LITURGIA DIÁRIA