“A causa missionária deve ser, para cada cristão tal como para toda a Igreja, a primeira de todas as causas (RM, n° 86).” Atendendo a este apelo feito pelo Papa João Paulo II em sua encíclica Redemptoris Missio (RM), o Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Nordeste 3 realizou entre os dias 25 e 27 de outubro a Assembleia geral de 2013. O encontro aconteceu no Centro Missionário Redentorista e foi assessorado pelo Pe. Vítor Agnaldo de Menezes, ex-secretário nacional da Obra da Propagação da Fé que abordou o tema “Organização da dimensão missionária frente à Missão Continental”.
A assembleia contou com a presença de Dom Paulo Romeu, bispo referencial para a ação missionária no Regional, e representantes de 13 dioceses. O encontro foi proposto para avaliar as atividades realizadas ao longo do ano de 2013, planejar o ano de 2014 e articular a dimensão missionária entre as dioceses que compõem os estados da Bahia e Sergipe.
Segundo Dom Paulo, a assembleia foi crucial para a avaliação e reestruturação do Conselho. “Este encontro foi um momento de fortalecimento e motivação para a missionariedade da Igreja em todo o regional, sobretudo por refletirmos em torno da Missão Continental que Aparecida nos propôs e o Papa Francisco tanto tem enfatizado”, pontou.
Dentro das atividades realizadas no encontro, os participantes partilharam a cerca da animação missionária em sua diocese e/ou organismo missionário, como também sobre os planos para o ano que vem. O coordenador do COMIRE, Pe. Antônio Niemiec CSsR, apresentou, por sua vez, a Proposta de Trabalho da Equipe Executiva. A partir desses dados foi elaborado o Plano de Animação Missionária do COMIRE NE3 a curto, médio e longo prazo e foram estabelecidas as prioridades.
Pe. Antônio Niemiec destacou ainda a importância de planejar a ação missionária no Regional. “A missão é a prioridade da Igreja e uma não pode existir sem a outra. Por essa razão, para nós é de fundamental importância avaliar e desenvolver a dimensão missionária”, concluiu.
Os participantes da Assembleia reafirmaram, também, a convicção de que a conversão pastoral não acontece sem a necessária mudança de atitudes em suas principais lideranças: bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos e que a tão almejada mudança passa pela formação. “Queremos nos empenhar ainda mais para promover e cuidar de uma formação qualificada e pedimos ao Senhor que nos dê coragem de levar a fundo uma revisão das estruturas de formação e preparação do clero, religiosos/as e do laicato da Igreja que está no nosso Regional. Renovamos nosso empenho por uma formação mais sólida e em sintonia com os desafios da missão no Brasil e além-fronteiras”, concluiu o coordenador do Comire.
AssembleiaComire2013
Assembleia - COMIRE NE3 - novembro 2013 (7)

LITURGIA DIÁRIA