celebracao aniversario regional ne3 (3)
As caravanas locais do Regional Nordeste 3 em preparação para o Congresso de 60 anos da Cáritas Brasileira encerraram no dia 28 de maio de 2016. Reuniram-se na Secretaria Estadual de Inclusão Social, localizada em Aracaju, agentes Cáritas que compõem a Região Pastoral 2, formada por Propriá, Estância e Aracaju, além de parceiros/as e pessoas beneficiadas com as ações desenvolvidas pela Cáritas.
Após as falas de boas vindas e breve apresentação dos símbolos trazidos pelos participantes, o grupo partiu em procissão com a Mãe Negra Aparecida abrindo os caminhos para, logo depois, formarem uma roda de partilha para apresentação e realização do gesto simbólico de vestir a camisa feita para a delegação do Regional NE3 “rumo aos 60 anos”. A exibição de vídeos das caravanas anteriores encerrou essa etapa da programação.
O momento de depoimentos contou com a participação de quatro mulheres que deram seus testemunhos sobre as diferentes ações desenvolvidas em suas comunidades com o apoio e participação da Cáritas, como as de economia popular solidária do grupo de mulheres que trabalham com bordado; as com crianças e adolescentes por meio do PIAJ (Programa de Infância, Adolescência e Juventude) e a luta das comunidades tradicionais ribeirinhas e das mulheres marginalizadas pela conquista e garantia dos seus direitos. O público interagiu e fez questionamentos sobre os relatos gerando uma troca de experiências entre todos os presentes.
Durante os trabalhos de grupo, os/as participantes analisaram a atuação da Cáritas em suas dioceses e traçaram estratégias nas áreas de juventude, convivência com o semiárido, economia popular solidário e gênero para o próximo quinquênio da Cáritas Brasileira.
A culminância do evento foi a missa feita por Dom João José Costa, atual presidente da Cáritas Brasileira, Bispo Referencial da Cáritas Regional Nordeste 3 e Coadjutor da Arquidiocese de Aracaju, e Padre Isaias Nascimento, da Diocese de Propriá, em comemoração aos 28 anos do Regional NE 3 e também marcando a celebração rumo ao V Congresso Nacional da Cáritas Brasileira que, em 2016 completa 60 anos. O tema do congresso é: “Pastoralidade e Transformação Social” e o lema: “Cáritas: 60 anos de solidariedade libertadora”. A Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que esteve presente em todas as caravanas do Regional NE3, seguirá para o Regional Ceará encerrando sua passagem abençoada pela Bahia e Sergipe.
Ao final da missa, foi oferecido um coffe break para todos e todas se confraternizarem.
Por André Bárbara (Comunicador da Cáritas Arquidiocesana de Aracaju) com apoio da Assessoria de Comunicação da Cáritas Regional NE3

LITURGIA DIÁRIA