Caetité - 2014Encontro de Formação COMIDI e COMIPA (48)
Encontro de Formação COMIDI e COMIPA

A coordenação do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) de Caetité, em sintonia com o projeto formativo do Conselho Missionário do Regional (COMIRE), promoveu mais um Encontro de Formação Missionária para seus membros e para os membros dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs).
O evento aconteceu no Centro de Treinamento de Líderes da Diocese, nos dias 07-09 de novembro, e foi assessorado pelo coordenador do COMIRE, Pe. Antônio Niemiec. Das 33 paróquias que pertencem à diocese, 17 enviaram seus representantes, num total de 32 pessoas.
Na programação do Encontro estavam inseridos momentos celebrativos (Eucaristia e o terço missionário), vivenciais (trabalhos em grupo) e formativos.
O assessor, nas suas reflexões abordou quatro assuntos principais: a conversão pastoral e suas consequências para a animação e ação missionária; animação e organização missionária na Igreja no Brasil; a importância do COMIDI e dos COMIPAs para a animação, formação, articulação e ação missionária; a metodologia da Missão Popular.
No final do Encontro, os participantes apresentaram diversas sugestões para o planejamento do COMIDI para 2015, como também propostas concretas para melhorar, ainda mais, um plano de animação, articulação, formação e ação missionária a ser desenvolvido na Diocese.
O COMIDI de Caetité tem uma equipe executiva muito dedicada e criativa que, apesar de dificuldades resultantes das enormes distâncias geográficas entre as paróquias, está conseguindo animar e articular bem a dimensão missionária na diocese. Por isso, novas paróquias estão implantando seus COMIPAs, a dinâmica proposta pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) para o mês de outubro e o material missionário das POM encontram uma adesão sempre mais crescente entre as paróquias da diocese. Muitas lindas experiências a respeito foram partilhadas pelos participantes do Encontro. Outro fruto concreto do empenho do COMIDI, é o processo – em andamento – de retomada das Missões Populares na diocese, experiência que acontecia anualmente até 2009.
Novos Encontros de formação missionária foram programados, para o ano que vem, porque houve um consenso entre os participantes do evento de que, conforme as palavras do papa Francisco, a conversão pastoral não acontece sem a necessária mudança de atitudes em suas principais lideranças. A tão almejada mudança passa pela formação.
Informações de Pe. Antônio Niemiec CSsR.

LITURGIA DIÁRIA