O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida comunicou nesta terça-feira, 11, o Encontro anual com os Moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades, reunindo 200 participantes, será realizado no dia 13 de junho de 2024 na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano.

O tema do Encontro será “O desafio da sinodalidade para a missão”. Pelo do Sínodo sobre a Sinodalidade, a Igreja tem vivido um tempo de consulta, reflexão e diálogo para implementar plenamente a sua dimensão sinodal, que faz parte da sua natureza de mistério de comunhão, à imagem da comunhão trinitária.

O Encontro deste ano com os Moderadores de associações internacionais visa destacar alguns exemplos de estruturas e práticas sinodais já experimentadas em associações e movimentos que podem servir de exemplo e estímulo para toda a Igreja. Entre eles, constam a partilha da vida de fé em pequenos grupos ou pequenas comunidades, o discernimento comunitário, a corresponsabilidade de leigos e ministros ordenados no exercício de funções de governo, o envolvimento de casais casados e jovens na evangelização, na ação caritativa e social, etc.

Os participantes do Encontro Anual com os Moderadores também serão convidados a refletir sobre todas as dimensões sinodais que apresentam novos desafios ao crescimento das associações e movimentos.

O tema insere-se no propósito eclesial último, que é sempre o da missão, o único capaz de dar pleno sentido, concretude e eficácia ao caminho sinodal.

O dia terá início com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Os participantes serão, a seguir, recebidos em audiência pelo Santo Padre Francisco.

Após as boas-vindas do cardeal Kevin Farrell, o programa incluirá duas palestras principais. O Prof. Dr. Rafael Luciani, professor da Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela), apresentará o tema “Missão como o fim da sinodalidade”, e a Dr.ª Elisa Lisiero, funcionária do Dicastério, convidará os participantes a refletir sobre a sinodalidade na experiência dos movimentos.

Amplos momentos de partilha e espaços para perguntas e intervenções livres dos participantes caracterizarão, como sempre, o Encontro.

Como nos anos anteriores, estão convidadas para o Encontro Anual com os Moderadores todas e apenas as cento e dezessete associações internacionais de fiéis, privadas e públicas, e outras entidades com personalidade jurídica, sobre as quais o Dicastério tem competência direta, e cuja vida e desenvolvimento acompanha (cf. PE, n. 134).

No site do Dicastério (www.laityfamilylife.va), está disponível o Repertório atualizado com a lista e os contatos de associações, movimentos eclesiais e novas comunidades.

Fonte: Vatican News

LITURGIA DIÁRIA