Com o objetivo de ajudar aos futuros presbíteros a atingirem uma consciência da liberdade interior necessária para viver o apostolado como serviço percebendo a ação de Deus em seu coração e na vida dos homens (Cf. RFIS, 119), a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil do Regional Nordeste 3 (OSIB) realiza, de 4 a 6 de junho, o Encontro Regional de Atualização para Formadores.

A atividade, que acontece no Convento São Francisco de Assis, localizado na Praça São Francisco, Centro, na cidade de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, em Sergipe, tem como tema: “A formação pastoral dos futuros presbíteros à luz do Magistério do Papa Francisco”, assessorado pelo presidente da CNBB Regional Nordeste 3 e bispo da Diocese de Camaçari, na Bahia, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

Em carta enviada aos seminários para a participação dos formadores, a coordenação da OSIB destaca que “este tema desperta para uma exigente formação dos futuros presbíteros, que os ajude a serem peritos na arte do discernimento pastoral, onde sejam ‘capazes de um entendimento profundo das situações reais do cotidiano e de realizar um bom juízo em suas escolhas e decisões’ (RFIS, 120)”.

De acordo com o bispo referencial da OSIB no Regional NE3 e auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Valter Magno de Carvalho, o desejo é este: capacitar, cada vez mais, os formadores dos seminários do Regional. “São dois encontros de formação para formadores, por ano. Cada vez, em cada encontro, nós refletimos sobre uma dimensão da formação. Então, desta vez nós refletiremos sobre a dimensão pastoral e missionária da formação, isso pensando na formação inicial dos seminaristas. Também, a cada encontro, nós tentamos valorizar uma diocese. Este encontro acontece em Aracaju e o próximo, no segundo semestre, será em Salvador”, disse Dom Valter.

LITURGIA DIÁRIA