O número de pessoas que abandonam a Igreja continua elevado, mas recentemente diminuiu significativamente. É o que emerge das estatísticas da Igreja Católica para 2023, publicadas pela Conferência Episcopal Alemã e pelas 27 (arqui)dioceses.

Segundo o estudo dos bispos alemães, um total de 402.694 pessoas deixou a Igreja em 2023. No ano anterior, o número foi de 522.821, maior número até hoje. Verificou-se, por outro lado, um ligeiro aumento na frequência às liturgias nas igrejas católicas, que se situou em 6,2%, face aos 5,7% do ano anterior. No entanto, o número de casamentos, batizados, primeiras comunhões e crismas diminuiu.

Também o número de sacerdotes, diáconos e “capelães leigos” diminuiu em 2023. Em todas as (arqui)dioceses alemãs, segundo os últimos dados, havia 11.702 sacerdotes, em comparação com 11.987 em 2022. No ano passado foram ordenados na Alemanha 38 sacerdotes, cinco a mais do que no ano anterior, quando o número de ordenações atingiu o nível mais baixo de todos os tempos.

As reformas estruturais em curso nas dioceses também reduziram o número de paróquias católicas: em vez de 9.624 em 2022, no ano passado a Igreja registou 9.418 paróquias. A Conferência Episcopal Alemã publicou estatísticas detalhadas em seu site.

Protestantes

A Igreja Protestante-Luterana na Alemanha tem 18,6 milhões de membros (projeções para 31 de dezembro de 2023). Cada paróquia luterana pertence a uma das 20 igrejas protestantes que formam a EKD, o conjunto de igrejas evangélicas. Isto significa que cerca de 23% dos alemães são luteranos.

Muçulmanos

Os muçulmanos, por outro lado, representam a terceira maior comunidade religiosa do país, com 5,5 milhões de fiéis.

Judeus

O número de membros de comunidades judaicas na Alemanha ascendeu a aproximadamente 91.000 em 2022. Embora o Judaísmo seja uma religião mundial num contexto global, os seguidores destas comunidades religiosas na Alemanha são uma minoria, como o Budismo ou o Hinduísmo.

FONTE: Deutsche Bischofskonferenz (Conferência Episcopal Alemã  – DBK)

LITURGIA DIÁRIA