O Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua presidência, publicou uma nota sobre os temporais que atingiram 134 municípios no Estado do Rio Grande do Sul deixando, segundo a Defesa Civil, até a publicação desta matéria, 13 mortos.

A Nota chama a atenção que os temporais que atingem o Rio Grande do Sul têm causado grande provação para a população. “Constatam-se mortes, desabrigados, ilhados, pontes caídas, estradas bloqueadas, destruição de casas e de construções. Parte da população está sem energia elétrica e com o abastecimento de água comprometido. A crise climática tem causado grande instabilidade e insegurança em todo nosso Estado. O momento é mais crítico do que no ano passado. Muitos estão cansados por suportarem pela terceira vez a força das águas. Precisamos reconstruir muito e, sobretudo, a esperança”, diz um trecho do documento.

Fé e solidariedade

O documento destaca os sinais de fé e solidariedade: “o empenho das instituições governamentais, militares e civis dedicadas à defesa da vida, o envolvimento de nossas comunidades eclesiais abrindo suas portas para acolher os que perderam tudo”.

A nota informa também que as dioceses do Regional Sul 3, seguindo as orientações do Papa Francisco, fizeram das comunidades Hospitais de Campanha para socorrer imediatamente quem precisa. Há coletas de doações que estão sendo realizadas em todo Estado.

O Regional Sul 3 organizou uma campanha para socorrer os diversos municípios. Quem desejar contribuir pode fazer um Pix para a CNBB Regional Sul 3: 33685686001041 (CNPJ).

Veja abaixo o vídeo com o presidente do Regional Sul:

Confira a íntegra da nota:

Nota sobre as chuvas CNBB Sul 3

Fonte: CNBB

LITURGIA DIÁRIA