Da esquerda para a direita: Dom Dorival Barreto (secretário do Regional NE 3), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (presidente do Regional), Flávio Souza (catequista instituído) e Dom José Genivaldo Garcia (vice-presidente)

Representando o Regional Nordeste 3, o catequista Flávio Souza dos Santos, da Diocese de Eunápolis, na Bahia, recebeu o Ministério de Catequista na manhã de hoje, 13 de abril. A Santa Missa, presidida pelo presidente da Comissão Episcopal Bíblico-catequética, Dom Leomar Brustolin, aconteceu no Santuário Nacional, em Aparecida, São Paulo, onde o episcopado brasileiro segue reunido, até o dia 19, na Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB).

Além de Flávio, outros 18 catequistas, de outros regionais, também foram instituídos. Durante o rito, foram entregues aos catequistas a cruz, que representa um profundo compromisso com a missão de transmitir os ensinamentos de Jesus Cristo, recordando a todo o tempo o sacrifício do Salvador; e a Bíblia, que é uma fonte inesgotável de sabedoria, inspiração e orientação.

Em entrevista ao site da CNBB, Flávio disse que que “a instituição recebida representa o coroamento dessa caminhada de evangelização que realizamos através do serviço à Catequese, levando as pessoas ao mergulho no grande mistério do encontro e do conhecimento de Jesus Cristo”.

“O momento mais marcante pra mim foi a homilia feita por Dom Leomar. Não tenho palavras que explique a emoção daquele momento. Na minha mente passaram muitas cenas da minha caminhada, meus pais, alegrias, tristezas, desafios, conquistas… Minha prece era apenas para que Deus continuasse me abençoando grandemente e desse a cada catequista essa dádiva de ser instituído ministro para seguir ainda mais firme na missão de servir à comunidade, compartilhando o amor de Deus e ajudando outros a crescerem na sua fé. Estar na casa de “Minha Mãe”, então, foi uma dádiva muito grande. Estou com o coração agradecido a Deus!”, completou Flávio.

LITURGIA DIÁRIA