Salvador, por Tribuna da Bahia – Ao som da música cantada pelos presentes “os animais serão abençoados porque o Senhor vai derramar o seu amor. Derrama, Senhor, derrama, Senhor, derrama sobre eles o seu amor”, o pároco da Igreja São Francisco de Assis, na Boca do Rio, padre André Alencar, abençoou dezenas de animais, dentre estes pássaros, papagaios, porquinho da índia, gatos, cachorros e tartarugas, acompanhados dos donos, que estiveram nesta quinta-feira (4/10) pela manhã na paróquia para celebrar o dia do santo Protetor dos Animais.
Na hora da benção, o padre solicitou para que os donos se aproximassem com seus animais do altar, erguido no pátio da igreja, pedindo a Deus que derramasse a suas bênçãos em todos os animais presentes, destacando que eles proporcionam aos donos alegria, descanso e companheirismo.

A festa que durou por toda a semana, se encerrou ontem, dia em que se comemora o dia de São Francisco de Assis.

Bem-humorado estava o funcionário público Gedeon Alexandrino da Costa, com a tartaruga macho Janjão na cabeça, feito um chapéu. Contou que o animal tem 90 anos e que está com ele há mais de 40 anos. “Passou de avô para pai. Lá em casa tem um pátio grande onde ele fica, já teve vários filhos que estão espalhados por aí, pois doamos para várias pessoas”, disse.
Pela primeira vez recebendo a benção estava o casal de gatos siameses Ítalo e Ítala, dentro de um saco perfurado. “Eles são novinhos, têm um ano e seis meses e são muito danados, não param. Por isto tive que trazer neste saco”, explicou a diarista Elizabeth Maria de Jesus.
As cadelinhas Cindy e Cristal participaram da benção pela primeira vez. De acordo com a dona delas, a fisioterapeuta Débora Fraga Alves de agora em diante elas devem participar todos os anos. “Estão pagando promessa porque em primeiro lugar não considero elas animais, são amigas e companheiras. Estiveram muito doentes, a Cindy teve vários tumores e foi preciso retirar o útero e a Cristal quebrou a pata. Graças a Deus depois de tanto sofrimento das duas agora estão bem”, festejou.

LITURGIA DIÁRIA